terça-feira, 9 de agosto de 2011

Estudo: O Discípulo de Jesus

O Discípulo de Jesus


Ser discípulo de Jesus significa ser aluno, aprendiz, seguidor assíduo e constante. No passado Jesus chamou alguns para segui-lo e esteve com eles por três anos consecutivos. Hoje Jesus também se faz presente (Mt 28.20) e estará presente até o fim dos tempos. Como no passado Jesus também chama pessoas para caminhar com ele, para vivenciar aquilo que ele falou e demonstrou como sendo possível. Como alguém já disse um dia: "O verdadeiro líder jamais morre, permanece vivo na vida de seus seguidores".
Texto Central: João 15.5-17


1. Para ser discípulo de Jesus e dar o fruto que Deus deseja é necessário_________________ na videira, porque somos varas.
2. Se alguém não estiver em Jesus não é seu discípulo e será ______________ fora e _____________, e depois será ___________________ no fogo.
3. Se formos discípulos segundo o querer de Jesus, tudo o que _________________ será ____________.
4. A glória de Deus consiste em que cada um de nós dê _______________.
5. O discípulo deve imitar seu Mestre em tudo, inclusive em permanecer no ____________ de Jesus.
6. Para permanecermos no amor de Cristo é necessário ______________ os mandamentos dele, porque igualmente Jesus guardou os _____________________ do Pai.
7. Qual é o mandamento de Jesus? ___________________________________________________
8. Qual é o maior amor conhecido? ___________________________________________________
9. Nós seremos amigos de Jesus se _______________ o que ele nos manda.
10. O discípulo já não é mais servo, mas sim ______________ de Jesus.
11. Nós não _______________ a Jesus, mas sim ele nos ________________ e nos _________________ (dar uma missão, em seu nome), para que déssemos fruto.
12. Jesus nos afirma que TUDO o que _____________ em seu nome ao Pai, desde que sendo seguidor fiel, ele nos _________________. 1Jo 5.14-15
13. Novamente Cristo repete seu mandamento que é nos _____________ uns aos ____________.
14. Ser discípulo compreende por em prática os ensinamentos de Jesus e falar dele para as outras pessoas. Leia Mateus 10.32-33. Segundo este texto, devemos _______________ Jesus diante dos ___________, porque se não o _________________, Ele não nos __________________ diante do Pai.
15. Tarefa prática: Decore João 16.33. Neste texto Jesus nos adverte que enfrentaremos dificuldades, mas que devemos ter fé para vencermos. Se você está convicto, conte isso para alguém.
------------------------------------------------------------------------------------
Fontes de Leitura


Mateus 10.32-33 – Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante do meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está no céus.
Mateus 28.20 - ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
João 16.33 – Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
1 João 5.14-15 - E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
---------------------------------------------------------------------------------


0 comentários: