quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estudo: O Propósito de Jesus

O Propósito de Jesus

Até agora vimos Quem é Jesus e a Certeza da Salvação. O estudo de hoje nos mostra o propósito que trouxe Jesus ao mundo. Vejamos qual foi a missão específica que Deus confiou a Jesus Cristo.

1. Leia Lucas 19.10. Lá esta escrito que o _____________ do homem (título messiânico que expressa a humanidade de Cristo) veio para _______________ e _____________ o que estava ___________________.
2. Neste texto podemos concluir que Jesus veio de algum ligar onde os homens deveriam estar, mas não estão, e que por isso ele veio ___________. Buscar significa procurar até encontrar. Jesus não veio somente para procurar e encontrar o ser humano, mas veio também para ___________. Salvar significa livrar de um perigo iminente. O perigo iminente está relacionado com o fato de que todos os homens estão perdidos em seus delitos e pecados (Ef 2.1) e que precisam com urgência da _________________ que só Jesus pode proporcionar.
3. O pecada faz com que os homens se percam de Deus. Em Romanos 6.23 vemos que o ______________ do pecado é a _____________, mas o ________ gratuito de _________ é a ___________ eterna em Cristo Jesus ________ _______________.
4. O propósito de Jesus é salvar o homem da destruição eterna promovida pelo pecado que nos separou do amar de Deus. Em Colossenses 1.20 está escrito que ele fez a paz entro o homem e Deus pelo ____________ da sua __________, isto é, pelo seu sacrifício vicário (em nosso lugar). Pelo sangue da sua cruz ele ________________ consigo mesmo todas as __________, quer nos ________, quer na __________.
5. Ainda nesta mesma carta do apóstolo Paulo, cap. 1. 13-14 (colossenses), vemos o que Deus fez: Ele nos tirou do ____________ das ___________ para nos transportar para o ___________ do ____________ do seu ___________, no qual temos a ____________, ou seja, a ______________ dos pecados.
6. Não somente nestes textos que vemos a missão e o propósito de Jesus; na 1ª carta de Pedro 3.18 está escrito que o Cristo ______________ pelos pecados uma só vez, o __________ pelos ____________, para ____________ a ________; morto na ____________, mas certamente ______________ no espírito.
7. Quando queremos comprar algo, trocamos o objeto desejado por dinheiro; quando Cristo nos comprou, não foi com prata ou com ouro, mas sim com o seu precioso ____________, como ____________, sem _____________ ou ___________ (1Pe 1.18-19)
8. Jesus veio para:
( ) Buscar e salvar o que se havia perdido;
( ) Tirar-nos do poder das trevas;
( ) Dar um passeio no mundo e conhecer algumas pessoas;
( ) Nos reconciliar com Deus.
9. Decore 1 Pedro 1. 18-19 – Fale para alguém o que Jesus veio fazer por você e por ela
------------------------------------------------------------------------------------
Fontes de Leitura

Lucas 19.10 - Porque o Filho do Homem veio buscas e salvar o que se havia perdido.
Romanos 6.23 – Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso senhor.
Efésios 2.1 – Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.18 – Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Colossenses 1.13-14 – Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor.
Colossenses 1.20 – e que, havendo por ele feiro a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra como as que estão nos céus.
1 Pedro 1.18-19 - sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.
1 Pedro 3.18 - Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito.
---------------------------------------------------------------------------------

0 comentários: