quinta-feira, 21 de julho de 2011

Estudo: O Caminho Que Leva a Deus

O Caminho Que Leva a Deus

Não é de hoje a preocupação do ser humano com respeito às coisas do além túmulo ou vida eterna. Foi o próprio Deus quem colocou dentro de nós este intenso sentimento de eternidade (Ecl. 3.11); por isso as pessoas procuram completar seu "vazio interior" com qualquer tipo de religião que ofereça alguma resposta, por mais esdrúxula que seja. Surgem doutrinas como a transmigração de alma (Lc. 9.18-19), a reencarnação, a penitência expurgativa, a suprema "caridade" que dá acesso aos céus, etc.

1. Leia Lucas 13.22-30. Este texto demonstra a busca de um homem pela vida eterna, pela salvação pessoal; ele achegou-se a Jesus e lhe perguntou: São ( ) abundantes; ( ) muitos; ( ) poucos; ( ) escassos; os que se _______________?
2. Jesus lhe respondeu que deveria esforçar-se por entrar pela porta ________________ , porque com certeza encontraria o que buscava. Ele ainda advertiu que muitos tentarão entrar, de uma forma ou de outra, além daquela que é exigida. (Jo 1.12).
3. O dono da casa é ______________, e o fato dele levantar-se para _______________ a porta significa o fim da oportunidade para a salvação, e o princípio do juízo final.
4. Muitos pensam que por estarem na Igreja para ouvir a Palavra de Deus estão salvos, mas aqueles que praticam a iniquidade vão ser ________________ de Deus; ali haverá _____________ e ranger de ______________.
5. Leia 1 Coríntios 6. 9-10. Neste texto vemos uma grande lista dos que NÃO ENTRARÃO NO REINO DE DEUS. Marque as respostas certas:
( ) injustos, impuros e idólatras;
( ) adúlteros, efeminados e sodomitas;
( ) ladrões, avarentos e bêbados;
( ) maldizentes e roubadores;
( ) crentes em Cristo Jesus;
6. Para chegar ao reino de Deus é necessário um caminho verdadeiro e que mostre vida. Conforme João 14.6, Jesus é o _____________, a ____________ e a ______________, e NINGUÉM ____________ ao Pai senão por intermédio dele.
7. Se realmente ouvirmos a voz de Jesus e o recebermos como nosso _______________, então poderemos participar da grande ceia nos céus, na presença de todos os antigos patriarcas e dos profetas (Lucas 13.29). As pessoas virão do _____________ e do ocidente, do ______________ e do _______________.
8. O que pode nos separar de Deus é somente o pecado, a escolha voluntária de fazer o que desagrada a Deus (Isaías 59.1-2). Para que isso não aconteça é necessário ESTAR COM JESUS o tempo todo, porque aqueles que estão com Jesus, estão sem _______________ (Romanos 8.1).
9. Não esqueça: o caminho que leva a Deus é somente um: Jesus.
10. Decore João 14.6
------------------------------------------------------------------------------------
Fontes de Leitura

Eclesiastes 3.11 – Tudo que Deus fez é apropriado a seu tempo; também pôs no coração deles a ideia da eternidade, contudo de maneira que o homem não possa descobrir de princípio a fim a obra que Deus fez.
Isaías 59.1-2 - Eis que a mão de Jeová não é tão curta que não possa salvar, nem o seu ouvido tão pesado que não possa ouvir;
mas as vossas iniqüidades são as que fizeram uma separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados fizeram-lhe esconder de vós o seu rosto, de sorte que não vos ouça.
Lucas 9.18-19 – Estando ele sozinho orando em particular, achavam-se com ele os discípulos; e fez-lhes esta pergunta: Quem dizem as multidões que sou eu?
Responderam eles: João Batista, mas outros dizem que Elias, e outros ainda que ressuscitou um dos antigos profetas.
Lucas 13.22-30 - Passava Jesus pelas cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém. Um homem perguntou-lhe: Senhor, são poucos os que se salvam? Respondeu-lhes: Porfiai em entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. Quando o dono da casa se tiver levantado e houver fechado a porta, e vós, do lado de fora, começardes a bater, dizendo: Senhor, abre-nos a porta; e ele vos responder: Não sei donde sois; então começareis a dizer: Nós comemos e bebemos na tua presença, e tu ensinaste nas nossas ruas. Ele vos dirá: Não sei donde sois; retirai-vos de mim todos vós os que praticais a iniqüidade. Ali haverá o choro e o ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaque, Jacó e todos os profetas, e vós excluídos dele. Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e hão de sentar-se à mesa no reino de Deus. Últimos há que serão primeiros, e primeiros que serão últimos
Lucas 13.29 - Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e hão de sentar-se à mesa no reino de Deus.
João 1.12 –Mas a todos os que o receberam, aos que crêem em seu nome, deu ele o direito de se tornarem filhos de Deus:
João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Romanos 8.1 - Agora, pois, nada de condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
1 Coríntios 6.9-10 – Acaso não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis; nem fornicários, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbedos, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.
---------------------------------------------------------------------------------

0 comentários: