quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Reflexão: O Segredo da Verdadeira Felicidade

O jovem Francisco tinha tudo: Dinheiro, amigos, poder. Seu pai era um dos homens de negócio mais ricos da cidade de Assis, no século 12, na Itália. Francisco viveu nas festas durante a sua adolescência, com frequência perambulando pelas ruas até o amanhecer.
Mas algo estava faltando. Quando as festas terminavam, ele se sentia deprimido.
Para encontrar felicidade e sentido, Francisco treino para ser um cavaleiro. Aos 21 anos, ele corajosamente cavalgou para a guerra contra a cidade vizinha de Perugia, Depois da desastrosa batalha, ele e seus solados ora presos. Numa masmorra Francisco contraiu uma febre e quase morreu. O inimigo o soltou e ele conseguiu voltar para Assis. Ele tinha deixado a cidade como um cavaleiro orgulhoso; voltou como um triste, e enfermo fracassado.
Essas experiências fizeram Francisco reexaminar sua vida. Ele passou dias em oração, aprofundando-se no Sermão do Monte em Mateus 5-7. Ele descobriu a oportunidade de encontrar a verdadeira felicidade ao seguir os ensinos de Jesus sobre os tesouros escondidos no céu, não se preocupando com o amanhã e confiando em Deus. Ele começou a correr pelas planícies, cantando como os pássaros e abrindo seus braços para abraçar o vento e o sol. Ele deu aos necessitados toas as suas posses e viveu em cavernas porque não queria ser incomodado pelas "coisas" deste mundo. Ele trocou sua toupa cara por um manto de pastor.
Seus relacionamentos com outras pessoas também mudaram. Pela primeira vez ele era feliz. Dedicou seus dias ajudando os pobres, os desabrigados e inválidos. Ele foi para a colônia de leprosos da sua vila e abraçou as pessoas que um dia lhe causaram náuseas. Ele atraiu vários amigos que compartilharam da sua pobreza e trabalharam ao lado dele, ministrando aos pobres da sua comunidade.
Francisco continua sendo um dos mais amados cristãos de todos os tempos. Hoje, 800 anos depois, as pessoas continuam procurando o segredo da felicidade que Francisco de Assis encontrou.
Um dos textos que modificaram a vida de Francisco foi Mateus 5.1-12. Leia como o segredo de Jesus para a felicidade transformou a vida de Francisco.

* O que você encontra nas palavras de Jesus que poderia transformar tão poderosamente a depressão de Francisco em felicidade?
* Como o segredo de Jesus para encontrar a felicidade se compara com o que você tem aprendido sobre a felicidade?

0 comentários: