quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Reflexão: Correndo para a Vida

Sidnei achava que não se enquadrava em lugar nenhum. Sendo negro na África do Sul, vivia debaixo de severas leis do Apartheid que restringiam a a liberdade dos negros e virtualmente todas as áreas da vida. Ele e sua família podiam viver somente em áreas reservadas aos negros, e muitas coisas eram proibidas para eles.
Sidnei somente sentia paz quando fazia corridas. Algo a respeito da corrida lhe dava um sentimento de poder num mundo onde ele se sentia fraco por causa das injustas leis governamentais. Ele corria para a escola. Ele corria mais de uma milha para a loja. Ele corria para todos os lugares.
Quando ele tinha 16 anos, o treinador de corridas do segundo grau percebeu a velocidade de Sidnei, e o incluiu nas corridas. Sidnei treinava incansavelmente. "Ele estava correndo para se vingar", seu treinador recordava, "correndo pela liberdade".
Em 1976, começou a sua libertação. Ele participou de uma grande competição em Posto Elizabeth, na África do Sul, com a ajuda de um comerciante branco. Foi único secundarista e único negro a competir e ganhou, estabelecendo um tempo recorde alcançado por um estudante.
A vida de Sidnei mudou naquele dia. Ele se tornou um herói nacional e foi estudar nos Estados Unidos. Estabeleceu novos recordes correndo pela Universidade de Vilanova e participou da equipe olímpica dos Estados Unidos em 1984.
O comerciante branco que ajudou Sidnei no início da sua carreira na África do Sul compareceu à formatura da Universidade. "Sidnei procurava me dizer que ele nunca poderia me agradecer o bastante", disse o patrocinador. "Eu o interrompi e disse, 'não, sou eu que devo agradecer-lhe'. Antes de conhecê-lo eu tinha conhecido os negros como pessoas que cuidavam do meu jardim. Agora eu sei... que eles também têm metas e aspirações e podem ser considerados meus filhos na minha casa".
Como Sidnei, os israelitas enfrentaram uma terrível perseguição como escravos no Egito. Leia a respeito dessa situação em Êxodo 1.6 até 2.10.


* Como o mundo de Sidnei era semelhante ao mundo dos escravos israelitas?
* Como você reagiria se tivesse de suportar o sofrimento que os israelitas suportaram? Como reage às pessoas que estão sofrendo perto de você?


Lembre-se: Por trás de toda dor e sofrimento, Deus tem bons planos pra você. Fé (:

0 comentários: