quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Estudo: Jesus nos Ensina a Orar

Jesus nos Ensina a Orar


Oração é a forma de comunicação entre as pessoas e Deus. Ela é um instrumento que mantém viva a chama a fé, que renova o coração e fortalece o caráter cristão. Jesus investiu muito do seu tempo dando exemplo em como e porque orar (Mt 14.23; 26.39; Lc 6.12; 9.28-29; etc). Ele desejou que seus discípulos entendessem e orassem (Lc 18.1)


Texto Central: Mateus 6.5-15


1. Em primeiro lugar, Jesus nos adverte a não sermos como os _____________, que oram para serem vistos pelos homens.
2. Jesus nos diz que o melhor lugar para orarmos é o ____________. Ali estamos afastados de qualquer agitação ou interrupção. Jesus está nos orientando a procurar um lugar onde possamos nos aquietar na presença de Deus (Salmo 46.10)
3. Os gentios também faziam orações, porém, não eram ouvidos pelo seu muito __________. Outra coisa que eles faziam era usar de _________ repetições (ladainhas).
4. Deus, nosso Pai, sabe muito bem do que ______________, antes mesmo de lhe pedirmos.
5. A oração dominical principia chamando Deus de _________. Só pode chamá-lo assim quem é seu filho. Ser filho subentende ser obediente e fazer o que o Pai orientar. O nome do Pai deve ser _________________, isto é, separado, afastado de todo o pecado e impureza.
6. Quando pedimos: Venha o teu ___________, devemos reconhecer que Deus é rei, soberano. Ele é o Senhor da vida daquele que está orando. Suplicar pela sua ______________ é estar disposto a pagar o mesmo preço que Jesus pagou.
7. Pedir o ____________ de cada dia significa pedir pelas coisas materiais que necessitamos (roupas, abrigo, alimentos), pelas coisas afetivas (parentes, amigos, sentimentos), pelas mentais (sabedoria, entendimento, conhecimento) e pelas espirituais (suporte para as investidas do maligno).
8. Pedir _________________ traz consigo a responsabilidade de estar disposto a _____________. Este perdão é condicional. Se não ______________, Deus também não nos _______________.
9. É lícito pedir para que Deus não nos deixe cair em _______________. Nós caímos quando somos atraídos pelos nossos desejos e cobiças (Tg 1.14). Jesus está nos ensinando a pedir que Deus nos proteja da nossa natureza adâmica, o velho homem, que pode renascer se o crente fraquejar na fé.
10. Jesus nos ensina a pedir que Deus nos livre do ___________, da ação maligna que atua no mundo (Jo 17.15)
11. Orar é preciso. Paulo nos adverte que devemos ORAR SEM CESSAR. (1Ts 5.17)
12. Pratique: Busque a vontade de Deus através de uma vida de oração.
------------------------------------------------------------------------------------
Fontes de Leitura


Salmo 46.10– Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra.
Mateus 14.23– E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.
Mateus 26.39– Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
Mateus 26.42– Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
Lucas 6.12– Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.
Lucas 9.28-29– Cerca e oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura.
Lucas 18.1– Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:
João 17.15– Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
1 Tessalonicenses 5.17– Orai sem cessar.
Tiago 1.14– Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.
---------------------------------------------------------------------------------

0 comentários: