quinta-feira, 30 de junho de 2011

Estudo: A Certeza da Salvação

A Certeza da Salvação

No último estudo nós vimos quem é Jesus, e neste veremos como podemos ter certeza de que Cristo realmente nos salvou. É realmente possível ter esta certeza? Não será pretensão afirmar tal situação? A Palavra de Deus realmente ensina que podemos entender o fato da salvação eterna e descansar nas promessas de Deus?

1. Leia João 3.16. Segundo este texto, Deus ___________ o mundo de tal ____________ que ______ seu _______ unigênito para que _______ aquele que nele _________ não ___________ mas tenha a __________ eterna.
2. Leia João 3.18. Quem receber a Jesus como o seu Senhor e Salvador, crendo em seu nome, já está _________, quem não crer já está __________. 3. A salvação não depende de nossos próprios esforços para que ninguém se glorie, mas depende única e exclusivamente do sacrifício expiatório de Jesus Cristo. Esta certeza está escrita na carta do apóstolo Paulo aos Efésios 2.8-9, onde somos salvos pela __________, e isso pela _______, que não vem de nós, mas vem de __________, não vem das obras para que ninguém se _____________.
4. Somos pela fé ovelhas do aprisco do Senhor (Jo 10.7-10), onde Jesus é a ____________, e aquele que entrar por ele será ___________, e terá _______ e vida em _________________.
5. De acordo com o texto anterior, assinale as alternativas corretas:
( ) Quem conhece e segue a Jesus tem uma vida feliz e eficaz;
( ) Quem conhece e segue a Jesus jamais perecerá;
( ) Quem conhece e segue a Jesus tem problema na cabeça;
( ) Quem conhece e segue a Jesus está totalmente seguro.
6. Leia João 10.27-30. Aqueles que são ovelhas de Jesus devem ouvir a sua _________; porque ele _____________ as suas ovelhas e elas o seguem. As ovelhas devem seguir a Jesus porque ele lhes dá a _________ ___________, onde elas jamais perecerão ou serão _________________ das suas mãos. Tal certeza, convicção por parte de Jesus acontece porque ele e o Pai são _____.
7. Leia João 3.3-7. Para ter a vida eterna é necessário:
( ) Ser uma pessoa religiosa a extremo;
( ) Ser uma pessoa boníssima que só faz boas obras;
( ) Ser uma pessoa que nasceu de novo;
( ) Ser uma pessoa penitente para “pagar” os seus pecados;
( ) Ser uma pessoa batizada na infância.
8. Essa certeza da salvação é fruto da fé. Leia 1 João 5.13. João escreveu seu evangelho, suas cartas e o apocalipse para que nós saibamos que ________ a vida eterna, nós, os que ____________ no nome do Filho de Deus.
9. Decore João 8.12 – Fale a alguém a respeito da certeza da sua salvação
------------------------------------------------------------------------------------
Fontes de Leitura

João 3.3-7 - A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; o que é nascido do Espírito é espirito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
João 3.16 – Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.18 – Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 10.7-10 – Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo: entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e tenham em abundancia.
João 8.12 – De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará as trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.
Efésios 2.8-9 – Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.
1 João 5.13 - Estas coisas vos escrevi afim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes no nome do Filho de Deus
---------------------------------------------------------------------------------

0 comentários: